“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Definição de Blogue

Sugerido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal as palavras Weblog, blog ou blogue cada vez mais se tornam comuns no quotidiano de muitos de nós (Gomes, 2007). Estes são sem dúvida uma outra forma de ensinar, aprender, partilhar, publicar, comunicar. Por vezes estes são fruto de entusiasmos ou curiosidades passageiras outras vezes são presenças continuadas no mundo da web. Estes apresentam algumas características, uma das mais marcantes é o facto de estar organizado de forma cronológica sendo que a mensagem mais recente encontra-se no topo da página principal (Felgueiras, 2013). A página principal é composta por entradas, ou mensagens, cada uma dessas entradas faz parte de um pedaço de texto curto, muitas das vezes com ligações para outros websites. Há que destacar ainda que o blogue é de acesso gratuito e deve ser atualizado frequentemente pois permite a criação, edição e publicação de qualquer tipo de informação, incluindo fotografias, hiperligações áudio ou vídeo que pode ser acedida por todos (Magalhães, 2008).
O blogue é uma estratégia com potencialidades que contribui para o desenvolvimento da literacia científica (Felgueiras, 2013). Integrar um blogue nas nossas aulas é um desafio aliciante e absorvente. Estrutura o nosso trabalho e o dos nossos alunos. Permite fazer a ponte com outros recursos e ferramentas da rede. Altera a forma como encaramos as aulas, os alunos e o modo como nos relacionamos com alunos e colegas aumentando enormemente o nosso investimento nas aulas. Ao criar um blogue, os docentes podem publicar material didático, incentivar à leitura, comunicar / interagir com os alunos, partilhar material com colegas e alunos, organizar material específico para as turmas, efetuar testes online, estimular o gosto pela pesquisa / saber, publicar comentários e receber comentários dos visitantes do blogue (Felgueiras, 2013). Produzir e partilhar informação pode proporcionar a melhoraria do relacionamento no interior da comunidade educativa, assim como alargar os seus horizontes e possibilitar a troca de experiências entre alunos e entre escolas (Richardson, 2006). Esta troca revela-se geradora de grande motivação para os alunos, uma vez que, para além de estarem em contacto com as novas tecnologias e tal facto ser, por si só, muitas vezes, um fator de motivação, estes são, simultaneamente, espectadores, autores e críticos desenvolvendo capacidades quer ao nível da leitura, quer da escrita (Magalhães, 2008). A aprendizagem cooperativa promovida através da construção e manutenção de um blogue facilita a realização dos alunos enquanto indivíduos ativos na sua aprendizagem, fazendo com que cada um se sinta responsabilizado com o sucesso dos colegas que o acompanham. Os blogues são uma forma de expressão pessoal alternativa para informar, comunicar e educar (Siemens, 2002; Granado & Barbosa, 2004). Por fim, é importante frisar que em ambiente escolar, podem conduzir a atividades criativas mas, para tal, é necessário que o professor conheça claramente o seu objetivo (Magalhães, 2008).



Referências Bibliográficas

Felgueiras, H. M. (2013). Blogues na educação. Carcavelos: Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? Minho: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.
Magalhães, M. d., & Carvalho, A. A. (2008). O blogue : uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de francês. CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais (pp. 214-226). Minho: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Richardson, W. (2006). Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful Web tools for classroom. Thousand Oaks, California: Corvin Press. Obtido de Blogs, Wikis, Podcasts and other powerful Web tools for classroom. Thousand Oaks, California: Corvin Press.
Siemens, G. (1 de dezembro de 2002). The art of blogging. Elearnspace: everything elearning. Consultado em Janeiro de 2008. Obtido de The art of blogging. Elearnspace: everything elearning. Consultado em Janeiro de 2008: http://www.elearnspace.org/Articles/blogging_part_1.htm








3 comentários:

  1. Caras estudantes,
    dum modo geral fizeram um bom trabalho. Anoto só os seguintes pontos que podem ser melhorados: em (Magalhães 2008) coloquem uma vírgula depois do apelido do autor e cuidem da formatação das referências bibliográficas para que fiquem todas semelhantes.
    Cumrimentos
    MRR

    ResponderEliminar
  2. Caras estudantes,
    suponho que tenham alterado a mensagem de acordo com as minhas sugestões mas não responderam ao meu comentário referindo essas alterações.
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde Professora,
    Sim já alteramos, segundo as sugestões da Professora. Pedimos desculpas por não termos respondido.
    Obrigada

    ResponderEliminar