“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Jogo da Glória - Vamos aprender sobre o que comemos! Yuuuummmy....

Público-alvo: 3º e 4º ano do primeiro ciclo
O jogo é uma ferramenta essencial na educação das nossas crianças, pois é uma forma de desenvolver a aprendizagem de uma forma lúdica. Por vezes as crianças não se interessam por determinadas temáticas dadas em sala de aula, uma boa forma de fazer com que a criança se interesse e se motive é apostar nos jogos.
O tradicional Jogo da Glória, em tabuleiro, originalmente era conhecido por "Jogo do Ganso", pois os povos da antiguidade, como os egípcios consideravam um animal sagrado. Esse jogo ficou conhecido durante o governo de Francisco de Médici, de Florença (1574-1587), quando este presenteou Filipe II de Espanha com um exemplar do jogo, ficando este maravilhado com as "inesperadas reviravoltas da sorte" que ocorriam durante o percurso. "(...) foi a possibilidade de utilizar os tabuleiros como veículos de ensino, propaganda política, religiosa ou comercial" (Schmidt, 2009).
A internet é um ótimo meio para encontrarmos variadíssimos jogos educativos, nós optamos por um jogo bastante tradicional, o Jogo da Glória que neste caso aborda temas relacionados com a alimentação saudável. Este jogo adequa-se a crianças do 3º e 4º ano do 1º ciclo pois, a temática em causa é lecionada nesse período escolar. Este jogo envolve essencialmente duas disciplinas, a Língua Portuguesa e o Estudo do Meio.
Com a realização deste jogo espera-se que a criança desenvolva aprendizagens, relacionadas com aspetos alimentares, como por exemplo, noções sobre os grupos dos alimentos, noções acerca da roda dos alimentos, noções de alguns cuidados de higiene a ter com os alimentos. Espera-se ainda que a criança desenvolva capacidades como, interpretar questões, desenvolver o raciocínio lógico, aumentar a concentração e atenção.


                  Curioso (a)? Vem JOGAR (clica aqui) connosco !





O Jogo da Glória - Alimentação

2 comentários:

  1. Tendo por base a reflexão das colegas sobre o "jogo da glória - alimentação", consideramos que o público-alvo (3º e 4º anos) é adequado, sendo o nível de dificuldade igualmente adaptado para o mesmo.
    Este jogo possibilita, por exemplo a aplicação de conhecimentos, desenvolvendo assim o raciocínio. No que diz respeito aos conteúdos abordados, estes são os seguintes: os grupos dos alimentos, a roda dos alimentos bem como os cuidados a ter com alguns alimentos antes de os comer (Ex.: lavar a casca).
    Um dos aspetos positivos que queremos destacar é o facto de o jogo possuir som, o que para as crianças é um "ícone" de interesse e motivação. Para além deste aspeto positivo, o jogo sugere uma tática de pontos através de um feedback. O facto de poderem ver o seu nome enquanto jogadores durante todo ojogo, provoca de certa forma entusiasmo.
    Não temos aspetos negativos a apontar e consideramos que este é um jogo passível de ser utilizado em contexto de sala de aula.

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    a vossa mensagem está muito boa, simples e clara. No entanto, como inclui uma citação, devia ter, no final, a bibliografia correspondente. A vossa reflexão também me parece cuidada mas encontrei referência a um autor sem data e várias citações sem número de página. Noto ainda que incluiram váriostitulos na bibliografia que não foram referidos no texto (talvez porisso usarm a designação bibliografia e muito bem),mas não encontro referencias ao texto do Papert, o que era pedido no enunciado da tarefa.
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderEliminar