“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

JCLIC - Descobrindo a Flora!

No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi nos proposto a realização de seis jogos que abordassem um tema central. Para a realização destes mesmos jogos recorremos ao software JCLIC, que se trata de uma ferramenta que possibilita a criação, realização e avaliação de atividades didáticas multimédia.
O tema central que escolhemos,  para a realização dos seis jogos, Descoberta do Ambiente Natural, enquadra-se na temática do Estudo do Meio, e intitula-se de Descobrindo a Flora e como subtemas optamos pelos: Tipos de plantas (plantas espontâneas e plantas cultivadas), Ambiente em que as plantas vivem, Identificação e funções dos Constituintes das plantas e por último Árvores caducas e persistentes.
Estes jogos destinam-se essencialmente a crianças que frequentem o 2º ano do ensino básico, pois o tema em causa é lecionado, especificamente, neste mesmo período.
Pretendemos com estes jogos que a criança de uma forma interativa e lúdica aprenda e consolide conhecimentos dados em aula.

Os jogos que construímos são os seguintes:
- Jogo da memória: Este jogo é constituído por imagens de plantas espontâneas e plantas cultivadas, em cada uma dessas imagens apresentamos o nome da planta e o seu tipo, de modo a que a criança para além de descobrir onde está o par de cada planta que é o objetivo central do jogo, perceba o nome de cada uma delas e perceba também a que tipo pertence.
-Quebra cabeças duplo: Este jogo apresenta uma imagem de uma planta e o nome dos seus constituintes. O objetivo deste jogo é que a criança consiga associar o elemento da imagem à palavra correspondente. Por exemplo associar a palavra fruto ao local da imagem onde este se encontra.
-Sopa de letras: Este jogo apresenta um conjunto de palavras relacionadas com os temas- ambiente onde as plantas vivem e tipos de plantas (plantas cultivadas e plantas espontâneas). O objetivo é que a criança descubra onde as palavras estão, através de perguntas especificas.

Ordenar elementos: Este jogo contêm algumas frases com palavras trocadas, o objetivo principal é que a criança consiga ordenar a frase da forma correta.
Associação simples: Este jogo apresenta os nomes dos constituintes das plantas e as suas funções, o objetivo é que a criança consiga associar o constituinte à sua função.
Palavras cruzadas: Este jogo é constituído por diversos conceitos e por perguntas, o objetivo é que a criança consiga descobrir qual é a resposta àquela pergunta e posteriormente que a encontre no conjunto de todas as letras.


O professor deve fomentar nos alunos atitudes de respeito pela vida e pela Natureza, assim como sensibilizá-los para os aspectos estéticos do ambiente.”
(Ministério da Educação, 1990)


Para aprenderes mais acerca da Flora, acede ao link e joga connosco! 



1 comentário:

  1. Caras estudantes,
    gostei dos vossos jogos, apesar de ter detetado alguns aspetos que podem ser melhorados. Nas palavras cruzadas, a primeira palavra vertical não tem definição. Na sopa de letras, a palavra água não está acentuada. Na atividade de associação simples as palavras folha e fruto não têm associação. Finalmnte o jogo de memória não tem mensagem inicial.
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderEliminar