No âmbito da Unidade Curricular Língua
Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi nos proposto a
realização de seis jogos que abordassem um tema central. Para a realização
destes mesmos jogos recorremos ao software JCLIC, que se trata de uma
ferramenta que possibilita a criação, realização e avaliação de atividades
didáticas multimédia.
O tema central que escolhemos, para a realização dos seis jogos, Descoberta do Ambiente Natural, enquadra-se
na temática do Estudo do Meio, e intitula-se de Descobrindo a Flora e como subtemas optamos pelos: Tipos de plantas
(plantas espontâneas e plantas cultivadas), Ambiente em que as plantas vivem,
Identificação e funções dos Constituintes das plantas e por último Árvores
caducas e persistentes.
Estes jogos destinam-se essencialmente a
crianças que frequentem o 2º ano do ensino básico, pois o tema em causa é
lecionado, especificamente, neste mesmo período.
Pretendemos com estes jogos
que a criança de uma forma interativa e lúdica aprenda e consolide
conhecimentos dados em aula.
Os jogos que construímos são os seguintes:
- Jogo da memória: Este
jogo é constituído por imagens de plantas espontâneas e plantas cultivadas, em
cada uma dessas imagens apresentamos o nome da planta e o seu tipo, de modo a
que a criança para além de descobrir onde está o par de cada planta que é o
objetivo central do jogo, perceba o nome de cada uma delas e perceba também a
que tipo pertence.
-Quebra cabeças duplo: Este
jogo apresenta uma imagem de uma planta e o nome dos seus constituintes. O
objetivo deste jogo é que a criança consiga associar o elemento da imagem à
palavra correspondente. Por exemplo associar a palavra fruto ao local da imagem
onde este se encontra.
-Sopa de letras: Este
jogo apresenta um conjunto de palavras relacionadas com os temas- ambiente onde
as plantas vivem e tipos de plantas (plantas cultivadas e plantas espontâneas).
O objetivo é que a criança descubra onde as palavras estão, através de
perguntas especificas.
Ordenar
elementos: Este jogo contêm algumas frases com palavras trocadas, o objetivo
principal é que a criança consiga ordenar a frase da forma correta.
Associação
simples: Este jogo apresenta os nomes dos constituintes das plantas
e as suas funções, o objetivo é que a criança consiga associar o constituinte à
sua função.
Palavras cruzadas: Este
jogo é constituído por diversos conceitos e por perguntas, o objetivo é que a
criança consiga descobrir qual é a resposta àquela pergunta e posteriormente que
a encontre no conjunto de todas as letras.
“O
professor deve fomentar nos alunos atitudes de respeito pela vida e pela
Natureza, assim como sensibilizá-los para os aspectos estéticos do ambiente.”
(Ministério da Educação, 1990)
Caras estudantes,
ResponderEliminargostei dos vossos jogos, apesar de ter detetado alguns aspetos que podem ser melhorados. Nas palavras cruzadas, a primeira palavra vertical não tem definição. Na sopa de letras, a palavra água não está acentuada. Na atividade de associação simples as palavras folha e fruto não têm associação. Finalmnte o jogo de memória não tem mensagem inicial.
Cumprimentos
MRR