“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Experiências para crianças


Vê as experiências apresentadas abaixo e diverte-te a realizá-las. Não te esqueças de pedir ajuda a um adulto!


Experiência 1- Fazer areias movediças para brincar
Material necessário
  • Água
  • Embalagem de farinha maizena (amido de milho)
  • Tina de vidro ou tabuleiro raso
Procedimento experimental
  • Colocar a farinha maizena numa tina de vidro e acrescentar água lentamente.
  • Mexer a mistura com as mãos.
  • Continuar a acrescentar água em pequenas quantidades até se conseguir uma mistura com o aspeto do mel (cerca de uma ou duas chávenas de agua por cada embalagem de farinha maizena).
  • Começa a agitar a mistura com a mão. Retira uma porção e aperta. Abre a mão e espera um pouco.
  • Observa o que acontece.


Experiência 2- Flutuar ou afundar - diferenças de densidade

Material necessário
  • Copo de vidro alto e largo
  • Ovo
  • Cubo de gelo
  • Água muito salgada
  • Água corada
  • Álcool etílico
Procedimento experimental
  • Deitar a água muito salgada, no copo, até cerca de ¼ de altura.
  • Em seguida, deitar com cuidado a água previamente corada, até cerca de ½ de altura do copo.
  • Por fim, adicionar lentamente, álcool etílico, até cerca de ¾ de altura do copo.
  • Com cuidado, deixar cair o ovo e observar onde flutua e onde afunda.
  • Em seguida, proceder de igual modo com o cubo de gelo e observar, também, onde afunda e onde flutua.
Observação: Esta experiência pode ser realizada com outros líquidos (ex: parafina líquida, azeite, detergente de loiça) e também com outros objetos (madeira, cortiça, prego, etc). É uma questão de experimentar e observar o que acontece.


Experiência 3- Pega monstros

Procedimento experimental
  • Deitar cerca de uma colher de cola num copo.
  • Acrescentar 3 a 5 gotas de corante, misturando bem.
  • Adicionar 3 ml de solução de borato de sódio e misturar bem.
  • Agitar de forma energética.
  • Retirar o excesso de líquido (se existir) e já está.
  • Retirar o pega-monstros do copo e moldá-lo com as mãos, para lhe dar uma forma.
  • Podes divertir-te com ele (mas lava bem as mãos quando acabares a brincadeira).

Diversão até ao final!



É essencial desenvolver nas crianças, desde cedo, o gosto pelas ciências, por exemplo, através da realização de experiências, pois estas apresentam uma forte componente lúdica.
Na realização de experiências as crianças desenvolvem o seu raciocínio lógico, verificam problemas, investigam respostas e soluções, questionam, sugerem, decidem e tomam iniciativas.


“A curiosidade infantil pelos fenómenos naturais deve ser estimulada e os alunos encorajados a levantar questões e a procurar respostas para eles através de experiências e pesquisas simples”. (Educação)


Bibliografia:

  • Educação, M. d. (s.d.). Programa de Estudo do Meio do Ensino Básico- 1º ciclo.

  • Explicatorium . (s.d.). Obtido de Laboratório experiências simples e divertidas: http://www.explicatorium.com/Laboratorio-aberto.php

Sem comentários:

Enviar um comentário