“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

sábado, 10 de janeiro de 2015

Jogos Tradicionais para Crianças

Vê os jogos apresentados abaixo e experimenta-os com os teus amigos!

Jogo da macaca
            Este é um jogo muito simples, só tens de desenhar no chão com um pedaço de giz o desenho correspondente ao jogo, depois disto deves atirar uma pedra, onde esta calhar deves saltar até essa mesma casa, mas não faças batota, têm de ser ao pé cochinho, de seguida pegas na pedra e voltas para trás, e dá a vez a uma amigo teu! O vencedor será aquele que percorrer todas as casas primeiro do que os restantes amigos.

Macaquinho do chinês
            Para jogares este jogo junta três amigo teus, todos juntos escolham um que ficará junto e de frente para uma parede, de costas voltadas para os restantes. Este terá de dizer, “um, dois, três, macaquinho do chinês stop”. Enquanto este amigo diz esta frase, os restantes deslocam-se o mais rápido que conseguirem para a parede, onde este se encontra. Quando este terminar a frase volta-se para os restantes amigos, o que estiver em movimento terá de voltar para trás. O vencedor deste jogo é o primeiro a chegar à parede sem ser visto a movimentar-se!

Jogo do lenço
 Junta seis amigos e forma duas equipa, cada uma delas de três. Atribui a cada amigo um número, este deve permanecer em segredo. Após isto, pede a outro amigo que fique no meio, entre as duas equipas, este deve segurar um lenço com o braço esticado. Quando ele diz o número 1, por exemplo, as crianças a quem foi atribuído este mesmo número, deve deslocar-se rapidamente e tentar roubar o lenço primeiro que o seu adversário. A equipa vencedora é aquela que apanhar mais vezes o lenço!

Cabra cega

            Aleatoriamente deves/devem escolher um amigo para ser a cabra cega. Os olhos deste são vendados com um lenço, de seguida esse mesmo jogador tentará apanhar outra criança. Quando apanhar essa outra criança, deve através do tato adivinhar quem ela é!

Sem comentários:

Enviar um comentário