“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” (Aristóteles, s/d)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Atividade 2 - Sid Ciência


            No âmbito da unidade curricular, Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a realização de duas atividades (uma oral e outra escrita) a partir de um programa televisivo. Após alguma ponderação chegamos à conclusão que a escolha teria de passar essencialmente pelos desenhos animados, pois é um recurso lúdico pelo qual a criança se interessa e que lhe permite evoluir e desenvolver diversas competências. Então, após uma breve pesquisa optamos pelo Sid Ciência, emitido no canal Panda. Optamos por este pois, consideramos que é uma série infantil bastante interessante na medida em que estimula as crianças a pensarem desenvolvendo paralelamente a curiosidade pelo mundo que as rodeia.
Sid Ciência é uma série pré-escolar produzida por The Jim Henson Company, os criadores dos Marretas e da Rua Sésamo, que encoraja todas as crianças a fazerem perguntas, a elaborarem hipóteses e a encontrarem explicações sobre o mundo que as rodeia - tal como um cientista faz! Esta série tem a duração de sensivelmente 20 a 25 minutos por episódio.
O protagonista é Sid, uma criança curiosa e enérgica, de 5 anos, que começa cada dia com uma grande questão. Com a ajuda dos seus melhores amigos, Gabriela, Geraldo e Maia, brincam, exploram e chegam às respostas juntos.
Os episódios estão divididos por temáticas, sendo elas: Mudanças e Transformações, Ferramentas e Medidas, Sentido, Saúde, Máquinas Simples , Ciência de Quintal, O Corpo, O Tempo.
Para a elaboração das atividades optamos então por tratar uma das temáticas – Mudanças e Transformações – e o episódio “O meu gelado”, onde Sid questiona-se do porquê do gelado se ter derretido de um momento para o outro.
Sendo assim, as atividades que achamos adequadas realizar, direcionam-se essencialmente para o 1º ano do primeiro ciclo.

Atividade 1 – Oral: “Puzzlando” Português com o Sid!
Puzzle audiovisual com soluções orais – Esta atividade consiste numa troca das várias partes do episódio. Começamos a dividir o episódio em 6 partes (para cada episódio ter três minutos) e trocamos as suas posições. As crianças visualizam o episódio, pela primeira vez, com estas alterações, e tentam reconstruir a história oralmente com a devida ajuda do docente.

Atividade 2 – Escrita: Diz-me… Diz-me o que vês!
Registo de palavras de imagens fixas – Esta segunda atividade, consiste em selecionar (previamente pela educador/professora) um conjunto de imagens do episódio escolhido e trabalhado. De seguida, as crianças veem as imagens e tentam descreve-las nos cadernos. Não é necessariamente uma composição mas sim, um conjunto de palavras. Esta atividade torna-se ainda mais interessante na medida em que no Sid Ciência são abordadas novas palavras, o que fará com que a criança enriqueça o seu vocabulário. 

Acreditamos convictamente que estes recursos televisivos são bastante interessantes para serem aplicados no ensino, pois permite que a criança aprenda de uma forma diferente e com certeza mais interessante para a mesma.



Bibliografia:
Panda, C. (2011). Canal Panda. Obtido de Sid Ciência: http://canalpanda.pt/series/sid-ciencia




 http://bokaspanda.weebly.com/sid-ciecircncia.html









Nota: Esta atividade foi publicada, originalmente, no dia 15 de Novembro, no entanto, devido a alterações estéticas, voltamos a publicar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário