No âmbito da unidade curricular, Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a realização de duas atividades (uma oral e outra escrita) a partir de um programa televisivo. Após alguma ponderação chegamos à conclusão que a escolha teria de passar essencialmente pelos desenhos animados, pois é um recurso lúdico pelo qual a criança se interessa e que lhe permite evoluir e desenvolver diversas competências. Então, após uma breve pesquisa optamos pelo Sid Ciência, emitido no canal Panda. Optamos por este pois, consideramos que é uma série infantil bastante interessante na medida em que estimula as crianças a pensarem desenvolvendo paralelamente a curiosidade pelo mundo que as rodeia.
Sid Ciência é uma série pré-escolar
produzida por The Jim Henson Company, os criadores dos Marretas e da Rua
Sésamo, que encoraja todas as crianças a fazerem perguntas, a elaborarem
hipóteses e a encontrarem explicações sobre o mundo que as rodeia - tal como um
cientista faz! Esta série tem a duração de sensivelmente 20 a 25 minutos por
episódio.
O protagonista é Sid, uma criança
curiosa e enérgica, de 5 anos, que começa cada dia com uma grande questão. Com
a ajuda dos seus melhores amigos, Gabriela, Geraldo e Maia, brincam, exploram e
chegam às respostas juntos.
Os episódios estão divididos por
temáticas, sendo elas: Mudanças e Transformações, Ferramentas e Medidas,
Sentido, Saúde, Máquinas Simples , Ciência de Quintal, O Corpo, O Tempo.
Para a elaboração das atividades
optamos então por tratar uma das temáticas – Mudanças e Transformações – e o
episódio “O meu gelado”, onde Sid questiona-se do porquê do gelado se ter
derretido de um momento para o outro.
Sendo assim, as atividades que achamos adequadas realizar,
direcionam-se essencialmente para o 1º ano do primeiro ciclo.
Atividade 1 – Oral: “Puzzlando”
Português com o Sid!
Puzzle audiovisual com soluções orais – Esta atividade
consiste numa troca das várias partes do episódio. Começamos a dividir o
episódio em 6 partes (para cada episódio ter três minutos) e trocamos as suas
posições. As crianças visualizam o episódio, pela primeira vez, com estas
alterações, e tentam reconstruir a história oralmente com a devida ajuda do
docente.
Atividade 2 – Escrita: Diz-me…
Diz-me o que vês!
Registo de palavras de imagens fixas – Esta segunda
atividade, consiste em selecionar (previamente pela educador/professora) um
conjunto de imagens do episódio escolhido e trabalhado. De seguida, as crianças
veem as imagens e tentam descreve-las nos cadernos. Não é necessariamente uma
composição mas sim, um conjunto de palavras. Esta atividade torna-se ainda mais
interessante na medida em que no Sid Ciência são abordadas novas palavras, o
que fará com que a criança enriqueça o seu vocabulário.
Acreditamos convictamente que estes
recursos televisivos são bastante interessantes para serem aplicados no ensino,
pois permite que a criança aprenda de uma forma diferente e com certeza mais
interessante para a mesma.
Bibliografia:
Panda, C. (2011). Canal Panda. Obtido de Sid Ciência:
http://canalpanda.pt/series/sid-ciencia

Nota: Esta atividade foi publicada, originalmente, no dia 15 de Novembro, no entanto, devido a alterações estéticas, voltamos a publicar.
Sem comentários:
Enviar um comentário