Definição
de Podcast
O termo podcast resultou dos conceitos, ipod (leitor digital portátil) e broadcast (transmissão de dados). Este é um ficheiro de áudio, transmitido via internet. É gratuito de fácil utilização, pois constitui um modo de difusão de emissões de rádio que se pode descarregar automaticamente para o computador e, de seguida, transferir para um leitor de ficheiros MP3. (Coutinho; Bottentuit, 2007, p. 6).
Pode definir-se como um programa de fala, onde se pode usar músicas ou outro artifício de sonoplastia. Muito autores definem-no por um programa de rádio personalizado gravado nas extensões mp3, ogg ou mp4, (formatos digitais que permitem armazenar músicas e arquivos de áudio), podendo ser armazenados no computador e/ou disponibilizados na Internet, vinculado a um arquivo de (feed) que permite que se assine os programas recebendo as informações sem precisar ir ao site do produtor. (Barros & Menta, 2007, p. 2).
O termo podcast resultou dos conceitos, ipod (leitor digital portátil) e broadcast (transmissão de dados). Este é um ficheiro de áudio, transmitido via internet. É gratuito de fácil utilização, pois constitui um modo de difusão de emissões de rádio que se pode descarregar automaticamente para o computador e, de seguida, transferir para um leitor de ficheiros MP3. (Coutinho; Bottentuit, 2007, p. 6).
Pode definir-se como um programa de fala, onde se pode usar músicas ou outro artifício de sonoplastia. Muito autores definem-no por um programa de rádio personalizado gravado nas extensões mp3, ogg ou mp4, (formatos digitais que permitem armazenar músicas e arquivos de áudio), podendo ser armazenados no computador e/ou disponibilizados na Internet, vinculado a um arquivo de (feed) que permite que se assine os programas recebendo as informações sem precisar ir ao site do produtor. (Barros & Menta, 2007, p. 2).
O primeiro podcast surgiu em 2004 com Adam Curry – DJ da MTV e Dave Winer –
autor do formato RSS, quando criaram um programa que possibilitava, descarregar
automaticamente da internet diretamente para os ipods.
Como sabemos a evolução das TIC provocou
grandes mudanças na sociedade, portanto a escola não é alheia a esse mesmo
fator. Em relação ao áudio este ganhou uma grande importância ao longo dos
tempos e cada vez mais é utilizado pelos professores nas suas atividades
educativas, como por exemplo o leitor de CD’S, DVD’S, MP3, MP4. Contudo, mais
recentemente, a facilidade de construção e divulgação de podcasts, através de
recursos de livre acesso, justifica um investimento na sua exploração em
contexto escolar e na investigação das suas potencialidades e limitações
educativas.
Segundo alguns autores o podcast apresenta
potencialidades no contexto educativo:
Cruz (2009) defende que, ao utilizar um podcast, o professor associa informação, entretenimento, dinamismo e rapidez ao processo de ensino-aprendizagem. Coutinho e Bottentuit (2007) consideram que a utilização de podcasts pode motivar para a aprendizagem de determinados conteúdos e permite respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, pois o aluno pode reproduzir quantas vezes achar necessário um mesmo episódio e em diferentes contextos (escola, casa). O facto dos alunos efectuarem gravações faz com que se preocupem mais com a preparação do texto. Carvalho (2009) afirma que esta ferramenta permite a disponibilização de conteúdos úteis, tanto na aula como fora dela, adequados ao Currículo Nacional do Ensino Básico, potenciando a competência de comunicação, nomeadamente, ouvir/ver textos orais e audiovisuais de natureza diversificada e ler, escrever, ouvir e falar em situações de comunicação diversificadas. O podcast constitui um suporte muito útil para alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente com deficiência visual.
As duas atividades de utilizações educativas, através do Podcast que decidimos mostrar foram dois temas da literatura Tradicional: O Conto do Pinóquio e a Lengalenga da Velha.
Cruz (2009) defende que, ao utilizar um podcast, o professor associa informação, entretenimento, dinamismo e rapidez ao processo de ensino-aprendizagem. Coutinho e Bottentuit (2007) consideram que a utilização de podcasts pode motivar para a aprendizagem de determinados conteúdos e permite respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, pois o aluno pode reproduzir quantas vezes achar necessário um mesmo episódio e em diferentes contextos (escola, casa). O facto dos alunos efectuarem gravações faz com que se preocupem mais com a preparação do texto. Carvalho (2009) afirma que esta ferramenta permite a disponibilização de conteúdos úteis, tanto na aula como fora dela, adequados ao Currículo Nacional do Ensino Básico, potenciando a competência de comunicação, nomeadamente, ouvir/ver textos orais e audiovisuais de natureza diversificada e ler, escrever, ouvir e falar em situações de comunicação diversificadas. O podcast constitui um suporte muito útil para alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente com deficiência visual.
As duas atividades de utilizações educativas, através do Podcast que decidimos mostrar foram dois temas da literatura Tradicional: O Conto do Pinóquio e a Lengalenga da Velha.
Conto do Pinóquio: Este vídeo conta a história de um pobre homem que sonhou ter um filho e resolveu fazer um
boneco de madeira. Esse boneco por milagre e com a ajuda de uma fada, começou a
ter vida e a viver várias aventuras. Tinha um problema: dizia muitas mentiras.
E após várias situações aprendeu a ser um menino bom e a fada transformou-o
numa criança verdadeira
Esta
é uma adaptação da obra Pinóquio, de Carlo Collodi, feito pelo 3.ºC da EB1/JI
D. Dinis, com o apoio de vários docentes da escola, utilizando técnicas de
Sombras.
Lengalenga da Velha: Este é um áudio que conta a história de uma forma
divertida de uma velhinha a quem muito incomodavam
todos os bichos que se instalaram por baixo da sua cama. Então ela vai tomar
uma decisão para poder descansar em paz.
Esta lengalenga foi realizada pelos alunos do 1.º/2.º anos da
EB1 de Vila Velha de Ródão.
Referências Bibliográficas:
BARROS G. C. & MENTA, E. (2007). Podcast:
produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista
de Economía Política de las Tecnologías de la información y Comunicación,
vol. IX, n. 1.
CARVALHO,
A. A. (Org.) (2009). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd.
COUTINHO,
C.; BOTENTTUIT, J. (2007). Blog e Wiki: Os futuros professores e as
ferramentas da web 2.0.
CRUZ,
S. (2009). O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas
do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, p. 65-80.
Portugal,
G. d. (s.d.). Ministério da Educação e Ciência. Obtido de Conta-nos uma
História: http://erte.dge.mec.pt
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