Para a
elaboração do Photo Story recorremos a crianças, nossos familiares. Para
elaborarem as ilustrações correspondentes à história e também para a própria
locução da mesma.
Este
processo dividiu-se em fases diferentes, a primeira correspondeu à elaboração
das ilustrações e a segunda à gravação da locução, para ambas lemos a história
inicialmente para que a criança ficasse a par daquilo que realmente se
pretendia. Relativamente às ilustrações demos total liberdade à criança para
optar pelo modo de realizá-las, este optou pelo decalque, e para colorir os
desenhos optou pela utilização de variados materiais, como cascas de ovos,
brilhantes, recortes… Nesta fase a criança escolheu os desenhos, fez montagens,
coloriu, foi um longo trabalho.
Na
segunda fase realizamos a locução, onde também demos liberdade às crianças para
escolherem que personagem pretendiam dar voz, após a definição de papéis iniciamos
a gravação. Uma vez que tínhamos seis personagens com falas e os locutores eram
apenas três tivemos de organizar o trabalho de modo que cada um fizesse duas
personagens. Foi divertido porque havia alterações de vozes e as crianças
também ficaram mais entusiasmadas.
Ao
longo do processo de elaboração do Photo Story deparamo-nos com algumas
dificuldades, algumas delas mais técnicas, como a questão do controle da
duração do vídeo, a inserção de alguns sons/músicas. No trabalho coletivo, com
as crianças também tivemos algumas dificuldades nomeadamente durante a locução,
pois todos queriam participar ao mesmo tempo e por vezes a organização
tornou-se complicada, o facto de uma das crianças não conseguir referir
corretamente uma palavra, tornou-se também complexo, pois tivemos de parar e
explicar-lhe, quebrando por vezes o momento.
Após este breve apanhado daquilo que foi o processo de construção do Photo Story, podemos referir que esta é uma ótima ferramenta para trabalhar com as crianças, uma vez que ao envolvemo-las no processo, estas desenvolvem um grande sentido de responsabilidade, criatividade, imaginação. No fundo cria um grande interesse nas crianças, pois estas sentem que tem um objetivo que tem de cumpri-lo para que no fim a história “ganhe vida”!
Após este breve apanhado daquilo que foi o processo de construção do Photo Story, podemos referir que esta é uma ótima ferramenta para trabalhar com as crianças, uma vez que ao envolvemo-las no processo, estas desenvolvem um grande sentido de responsabilidade, criatividade, imaginação. No fundo cria um grande interesse nas crianças, pois estas sentem que tem um objetivo que tem de cumpri-lo para que no fim a história “ganhe vida”!
Curioso(a) para visualizar o trabalho final? Basta clicar no vídeo!
Caras alunas,
ResponderEliminargostei muito do vosso produto e valorizo as dificuldades e as aprendizagens que fizeram por o terem desevolvido com crianças.
Cumprimentos
MRR